9.1.09

montanha




Repito:
Importa antes ser
sem isso nada nunca É

Quero a beleza sábia e calma
de pés descalços na terra molhada

E brilho nos olhos
Clareza.
Luz sólida
e construção etérea

Quer dizer:
Cultivar semear,
tornar fértil e iluminada
a simples possibilidade
de vida vir a ser

Terra

Quer dizer:
Construir junto.
Cada pétala-parte
junto a parte forma flor
Coletivo-indivíduo

Quer dizer:
que formamos redes, rizomas, conexões
quando estabelecemos contato fundo,
fios invisíveis, relações

O conjunto contém o todo contido.

Conhecimento a ser reinserido
nas veias brutas dos que calam e consentem
O contra-fluxo do vazio
Transfusão

Quero agora o silêncio
Que sequer noutro tempo
Lhe permitiria tomar
inseguro e sedento

Quero leveza à propósito
Soprando à favor, cangote
vida que vai no vento
Como aquele arrepio bom
que desperta vontade de ser

Lembra aquela sede que eu tinha
Um livro que li um dia
Tempos atrás
Filme que assisti
sem tua companhia.

Pois que seria dos poetas
sem mencionar a falta?
Ausência é recorrente.
Equívoco é pretensão de certeza
Estagna.
O vazio nos move
Como pulmão que respira

Queria dizer tantos lugares
Que o que eu mais queria
me sobra sempre na garganta

Apontar o sentido que vejo por trás das cortinas
Força perturbadora do que assenta.
Que nada permaneça intocado, certo?

Mais difícil é dizer do que sinto por trás do medo.
Medo é o avesso do amor.

Mas aprendo a calar
Depois reaprendo a dizer
(Mais difícil é desaprender)
Sempre alternando
O equilíbrio pela média dos extremos
Pra não subir à cabeça
O desejo humano mente
é o que gera também conflito

Fico querendo e cavo buracos fundos
andando em círculos
alongando, estendendo
Enfadonho.

Sempre inverto aquela frase de canção poema
O medo da força que tenho
Nada é isento e tão simples

Que nem existe essa vidência mal prevista
nas interpretações do ego humano
O que existe é conectar
O que existe é relacionar
É verbo
Existe perceber semelhança,
e aí tudo é parte de um mesmo

Tenho uma falha miragem
pregada de brilho à retina
Que se confirma
mas sempre escapa e desafia
Incita crescimento

Tanto eu quis um mestre
Deparei montanha

2 comentários:

rubiane maia disse...

Esta é a vista da janela da sua casa?

Priscila Milanez disse...

Que linda, Amanda! Obrigada pela janela a se abrir pra mim, e espero que eu adentre esse espaço que agora se abre com novos aromas, novas cores e tons pra você!
beijos!